quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Vale a pena?


Assim começou o dia, da pior forma e eu pergunto-me ... vale a pena?

Todos nós bombeiros, sabemos que é impossível ficar indiferente a um pedido de ajuda, a um toque de sirene, é algo que nasce aqui dentro e nos acompanha sempre.
Mas vou colocar esta questão para que talvez me possam ajudar, Vale a pena? Será que vale mesmo a pena?
Em 12 anos de bombeiro nunca questionei a minha vocação, mas, de uma forma incontornável estas mortes tocam-me. Vale a pena?
Assistimos assim a mais uma perda, uma derrota num combate desigual e desleal. Vale a pena?
Caminhamos sozinhos nesta batalha. Vale a pena?
Todo o tempo que dedicamos a esta causa, o que a torna tão especial para nós. Vale a pena?
Que Deus me perdoe, mas onde estava "Ele" nesta altura?

Será que vale a pena continuar a morrer por nada?
Será que vale a pena continuar com o lema "Vida por Vida"?

Onde está um juíz com os tomates no sítio para punir verdadeiramente um pirómano? Ups ... esqueci-me que a maioria deles, coitadinhos, são supostamente inimputáveis ... para mim e desculpem a linguagem, são uns filhos da puta. Por mim poderiam morrerem queimados e continuava sem remorsos.
Onde está o Estado e o tão famoso reordenamento florestal?

Até quando? Está na hora dos nossos governantes olhar para os bombeiros como uma força especial, não podemos continuar a morrer desta forma, morrer para quê, para defender o quê, o mato que os proprietários insistem em não cortar? A defender casas quando os donos delas não limpam a mata em redor como manda a lei e depois queixam-se/injuriam por não haver um bombeiro em cada esquina durante um incêndio.
E no final o que ouvimos nós? "Há demoraram tanto a chegar porquê?". Meus amigos nós somos humanos, não somos super heróis. Por mim no que diz respeito a incêndios florestais, é mais metro menos metro. Não há nenhuma árvore que pague uma vida humana.

Descansa em paz colega!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário