quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dizem que o chocolate vai acabar


"Duas grandes marcas alertam para o consumo acima das possibilidades. As dificuldades na plantação e o sucesso do chocolate negro estão entre as causas

O anúncio é feito por dois grandes da indústria. A Mars Inc e a Barry Callebaut uniram-se para lançar a bomba: estamos a consumir mais chocolate do que aquele que conseguimos produzir. A notícia, avançada pelo 'Washington Post', adianta ainda que estamos a caminhar para os níveis mais negativos do défice de produção dos últimos 50 anos."


O quê, duas grandes produtoras a dizer que a procura de um produto seu está a ultrapassar a oferta, não chega para todos?
Será que não ouvimos algo parecido? Exemplo a falta de sardinha dias antes do S. João ou como ouvi há 10 anos os produtores de cerveja dizerem que haveria falta de cevada ... bem, passados 10 anos ainda não há sinais de falta de cerveja.
Estudei economia na secundária e umas das coisas que aprendi é a Lei da Procura e Oferta, ou seja, produto escasseia -> preço aumenta e vice-versa. Economia simples.

O chocolate não vai desaparecer, quanto muito irá encarecer. Por isso podemos continuar a usá-lo em massagens ou em algo mais intenso já que ele é um excelente afrodisíaco ou simplesmente lambuzar-se com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário